Oferta Formativa
Pré - Escolar
A Educação do Pré-Escolar (PE) integra crianças com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos.
O percurso de cada criança no Pré-escolar, tem como referenciais o Perfil dos Alunos dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias. Embora o trabalho no PE tenha por base as Orientações Curriculares do Ministério da Educação, também são abordadas outras correntes pedagógicas da educação de infância, o que faz com que o trabalho seja diversificado e enriquecedor para cada criança.
Tal como nos restantes níveis, a intencionalidade é que cada um seja Autor da sua Vida e também Transformador da Realidade.
1º Ciclo do Ensino Básico
A valência do 1º Ciclo abrange os grupos do 1º, 2º, 3º e 4º Anos
O percurso de cada criança, no 1º Ciclo, tem como referenciais o Perfil dos Alunos dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias, bem como as Aprendizagens Essenciais, previstas no Currículo Nacional.
Tal como nos restantes níveis, a intencionalidade é que cada um seja Autor da sua Vida e também Transformador da Realidade, na construção do seu Projeto Vital.
O objetivo da Formação Integral é particularmente importante nesta fase. Cada criança é, antes de tudo, uma Pessoa, e não apenas um Aluno.
2º e 3º Ciclos do Ensino Básico
A valência do 2º e 3º Ciclos abrange todos os alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade.
O percurso de cada um dos nossos alunos tem como referenciais o Perfil dos Alunos dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias, bem como as Aprendizagens Essenciais, previstas no Currículo Nacional.
Tal como nos restantes níveis, a intencionalidade é que cada um seja Autor da sua Vida e também Transformador da Realidade, na construção do seu Projeto Vital.
Mantém-se o objetivo da Formação Integral, da formação pessoal, embora esta fase corresponda, em termos de aprendizagem, a uma diversificação e especialização do currículo.
Ensino Secundário
A valência do Ensino Secundário abrange os alunos do 10º, 11º e 12º anos.
O percurso de cada um dos nossos alunos mantém neste nível como referenciais o Perfil dos Alunos dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias, bem como as Aprendizagens Essenciais, previstas no Currículo Nacional.
Nesta fase do seu desenvolvimento, cada aluno confronta-se já com a construção que foi fazendo do seu Projeto Vital, assumindo-o e enriquecendo-o, perante si e perante os outros.
Embora mantendo-se o objetivo da Formação Integral, da formação pessoal global, o percurso no ensino secundário corresponde às opções que cada um fez, tendo em vista um percurso de formação superior adequado aos seus interesses, competências e desejos.